segunda-feira, 21 de março de 2011

BALSAS COMEMORA 93 ANOS


O município de Balsas faz parte da região sul do Estado do Maranhão.

A região foi formada por vaqueiros Nordestinos que fugindo da seca cruzaram o Rio Parnaíba e descobriram as terras do Maranhão, montando uma estrutura na Passagem dos Caraíbas às margens do Rio Balsas.

Os balsenses têm sua historia marcada de extrema beleza e importância, tendo em sua origem, um povo lutador e alegre que revive com orgulho as linhas vivas de suas conquistas.

As terras dessa região eram pertencentes a grandes fazendeiros que residiam na sede do município de Riachão, tendo como proprietários as famílias Coelho e o Tenente – Coronel Daniel Alves Rego. Como a ligação entre as fazendas eram realizadas somente por via fluvial, não tardou que se formasse ao longo do trajeto pequenos povoados. Sabedor da existência do novo núcleo de população que aqui se formara, para cá se deslocou o baiano Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo nos sertões. Tornou-se líder da povoação, a qual denominou Vila Nova. Este construiu às margens do Rio Balsas um pequeno comercio onde vendia: fumo, cachaça, rapadura, sal e querosene. O local servia de referência para todos os viajantes que ali passavam em embarcações construídas de buritis, denominadas “balsas”.

Em 1879 foi edificada uma pequena igreja em homenagem a Santo Antônio, e em 1882 Vila Nova recebeu um novo nome, “Santo Antônio de Balsas” que posteriormente foi elevado à categoria de vila e de cidade, com a mesma denominação. Os Distrito foi criado em 1892, pela Lei Nº 15; e desmembrado do município de Riachão em 22 de Março de 1918 pela Lei Nº 775. Na ocasião figurava como Distrito de Santo Antônio de Balsas que pelo Decreto-Lei Nº 820 de 30 de Dezembro de 1943, passou a denominar-se “BALSAS”.

BALSAS MA – SITUAÇÃO GEOGRÁFICA E DEMOGRÁFICA

O município de Balsas localiza-se na microrregião dos Gerais de Balsas ao sul do Estado do Maranhão, a uma distância de 800 Km da Capital do Estado, São Luis. As coordenadas geográficas do município são: Área de 12.564 Km2 com altitude de 247 m. É o 3º município em grandeza territorial do Estado. Os limites do município estão assim determinados: Ao Norte: com os município de Fortaleza dos Nogueiras e São Raimundo das Mangabeiras. Ao Sul: com o município de Alto Parnaíba, Sambaíba e o Estado do Tocantins. Ao Leste: com os municípios de Alto Parnaíba, Sambaíba e Tasso Fragoso. Ao Oeste: com o município de Riachão e o Estado do Tocantins.

POPULAÇÃO: De acordo com o Censo de 2010, a população de Balsas totalizava mais de 83.000 habitantes, assim distribuídos: A densidade demográfica é de 4,79 Km2 e a taxa de crescimento é de 5,62%. CLIMA Do tipo tropical e úmido, o clima é quente nos meses de Março a Agosto. Os meses de Setembro a Janeiro são considerados os mais chuvosos do ano.

RELEVO: Possui áreas planálticas com topografia plana, oferecendo boas condições para a atividade agrícola mecanizada. VEGETAÇÃO: Apresenta vegetação típica de cerrado. As árvores possuem maior quantidade de folhagens que as árvores da caatinga, em virtude da região ter maior índice pluviométrico, elegendo estas terras propícias para o desenvolvimento da agricultura mecanizada, onde se destaca a produção de soja, milho, arroz, algodão e cana-de-açúcar.

HIDROGRAFIA: A hidrografia do município é caracterizada pela existência dos rios Balsas e Maravilha. O Rio Balsas destaca-se pela sua beleza e extensão, ele divide a cidade ao meio, banhando-a e servindo de atração turística para os filhos da terra e para aqueles que o visitam, serve ainda como fonte de alimentação através da pesca ali realizada. Já o Rio Maravilha destaca-se pelas águas límpidas, ótimas para o banho.

ECONOMIA: Balsas tem uma economia emergente e é por isso que oferece oportunidades singulares para pessoas ousadas e com visão empresarial. Balsas tem na agricultura uma das suas mais importantes atividades econômicas. Ela produz especialmente no campo agrícola, com a lavoura mecanizada, a tecnologia utilizada na exploração dos cerrados, hoje transformados em imensos e ricos campos de soja, arroz, milho, cana-de-açúcar e algodão. As atividades econômicas envolvem a produção, a distribuição e o consumo dos bens necessários à sobrevivência, bem-estar e convivência do homem. O comércio é bastante expressivo, visto que a produção agrícola acontece em grande escala, destacando-se o grão de soja que é exportado para a Europa através do Corredor Norte de Exportação.

Um comentário:

  1. Balsas tem uma história muito interessante!!!

    Já conhecia a cidade e foi um grande prazer conhecer a história desse lugar.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons